sábado, 2 de outubro de 2010

Filósofo de fila de supermercado

Ele estava ali pensando sobre coisas e gente.
Olhava para as feições das pessoas na fila do supermercado. Percebeu um velho, perdido em algum ponto da luminária presa ao teto e na nota de 20 reais que se enroscava em seus dedos trêmulos. À frente, um casal se olhava com algum desconforto, talvez pelo fato do dinheiro não comprar tudo que precisavam.
E assim foi tentando decifrar o que havia detrás de cada olhar. Certamente aquelas pessoas escondiam problemas de toda ordem; Maridos, filhos, pais, amigos e até com rugas inesperadas surgidas no espelho do banheiro à cada semestre.
E os seus mistérios? Provavelmente alguns desvendados e outros nem tanto.
Contudo, a inexorável certeza que cada uma daquelas pessoas transportava todas as verdades e mentiras do universo.

-Caraça! É peso por demais! Um fardo que o corpo não consegue carregar - Murmurou consigo -

-Eu bem que poderia ter nascido um leão; Apenas o instinto e um cheiro de presa - Suspirou -

Claro, existiria a possibilidade do imprevisto, um rifle de tiro certeiro, ou o fenecer ante a ferocidade dos tigres mais obstinados - Sinas são para serem cumpridas e leões certamente tem as suas - Concluiu macambúzio.

Deu por si com a caixa o chamando para passar suas compras.
Desajeitado percebeu a impaciência das pessoas na fila onde um sujeito dos seus 30 e poucos o olhava com certa insistência – Ele lhe sorriu tímido -Percebeu então que não era o único a filosofar em filas de supermercado.

-Senhor, são quarenta e sete reais! – A caixa sentenciou. Ele olhou para ela e seus lindos olhos verdes. Não lhe pareceu que ela estivesse preocupada com qualquer coisa que não fosse entregar o caixa para o próximo turno.

-Obrigado! – Respondeu-lhe ao pagar e pegar os poucos sacos plásticos e perceber que o sujeito ainda persistia no olhar.
Será que o rapaz também pensaria em ser algo? -Sorriu consigo ao torcer para que não fosse num tigre.

Na saída um cão vagabundo lhe sorriu e foi retribuido.
Ele lhe pareceu amplamente confiável.

Nenhum comentário: